Páginas

sábado, 2 de novembro de 2013

Depois, quando a gente chama de PIG, os caras reclamam: TV Alterosa cria nova modalidade de publieditorial contra o #MaisMédicos

recebi de um amigo via email 


Olha, durante todo o Mais Médicos, da Medida Provisória à sua sanção vi muitas matérias baixas na imprensa. Mas nenhuma se iguala a esta.

Matéria de TV Alterosa, de Minas Gerais, que mais parece um publieditorial contra o programa, não se deu ao trabalho de checar informações básicas com o Ministério da Saúde. Fazem reportagem sem contrapontos algum e com depoimento de médico que não quer se identificar. Oi?

O lead da matéria é o de que médicos estrangeiros do programa têm benefícios que os brasileiros não têm. E como se fosse uma denuncia, reclamam, por exemplo, que um médico cubano que lá está agora no posto de saúde chega com carro da prefeitura.

A questão óbvia é a que todos sabem: médicos brasileiros tiveram prioridade no programa. Estada, deslocamento e alimentação estão previstos em edital não somente para estrangeiros, mas pra todos os médicos do programa.

Dão espaço o famoso ex-presidente do CRM/MG - aquele que recomendou que não dessem assistência a pacientes atendidos por médicos do programa e que renunciou ao mandato um dia antes do seu fim - e também a um advogado pra falar, insistir no diagnóstico de que não faltam médicos no Brasil... 

A quantidade de boatos sobre demissões não vingam, não se sustentam. Nunca há informações completas, nunca há uma denúncia formal. Como disse o Padilha, o Mais Médicos costuma mudar a cultura de carga horária em muitos postos... Um médico que atende em uma cidade dessas, carente de profissional, está lá uma, duas vezes por semana, por cerca de duas horas. Bem diferente de um médico do Mais Médicos que fica as 40h semanas na unidade de saúde.



Estou com nojo dessa reportagem criminosa e coxinha. Sobretudo por um fato até simples: médicos que deveriam lutar por melhores condições de trabalho nessas cidades estão mais preocupados em fazer pseudodenúncias.

Comentário: Meu amigo mandou o link da "reportagem de encomenda", mas eu optei por não publicar... Podia contaminar o ambiente sadio do blog né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário