Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Cartilha resgata a medicina tradicional Tupi-Guarani

Publicação traz amostra do vasto saber indígena com dicas de como utilizar ervas, folhas e raízes. Resgate do conhecimento sobre plantas medicinais também contribui para o cuidado da saúde menos dependente de medicamentos.

 De São Paulo, da Radioagência BdF, Leonardo Ferreira


O conhecimento indígena transmitido de geração em geração é o tema de uma publicação recém-lançada. A cartilha “Folhas e Raízes – Resgatando a medicina tradicional Tupi-Guarani” é resultado de um trabalho coletivo de professores, alunos, e índios da aldeia Piaçaguera, de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo.

No livro, os Tupi-Guarani compartilham o conhecimento do que chamam de “medicina do mato”, em referência ao aprendizado adquirido no contato com a natureza. A publicação, produzida com apoio da equipe da Comissão Pró-Índio de São Paulo, traz uma pequena amostra do vasto saber indígena com dicas de como utilizar ervas, folhas e raízes encontradas na natureza.

Para o assessor de projetos da Comissão Pró-Índio de São Paulo, Otávio Penteado, a cartilha serve como uma forma de divulgar os saberes indígenas tanto para os mais jovens das aldeias como para a população em geral.

“Então esse livrinho tem esse papel também de conseguir divulgar melhor esse trabalho que eles estão fazendo e instigar mais pessoas a procurar as pessoas mais velhas para saber mais e mais sobre essas plantas, como é o uso delas e mesmo acessar melhor esse conhecimento”.

Penteado também ressalta que o resgate do conhecimento indígena sobre plantas medicinais contribui para uma outra relação com o cuidado da saúde, menos dependente de medicamentos.

“É uma tentativa deles de ficar menos dependente do nosso sistema de saúde de atendimento da cidade, do atendimento dos brancos, porque, às vezes, isso deixa eles numa situação muito de vulnerabilidade porque às vezes o atendimento é ruim e não chega.”

A cartilha pode ser baixada pela internet no site da Comissão Pró-Índio de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário