Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Governo do PR fecha contrato de R$ 2,3 milhões com o Ibope [Epa!!!]

O acordo, celebrado no final de fevereiro, refere-se à realização de pesquisas de opinião pública sobre diversas áreas de atuação do governo do estado
 
 
A Companhia Tecnológica da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) fechou um contrato no valor total de R$ 2,316 milhões com a empresa Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda. O acordo, homologado no dia 28 de fevereiro, refere-se a realização, durante um ano, de pesquisas de opinião e enquetes com a população do estado. Segundo a Celepar, o objetivo do contrato é mensurar a qualidade dos serviços públicos ofertados pelo governo aos cidadãos. 

Segundo a licitação, o Ibope fará a “(...) prestação de serviço de pesquisas de opinião pública e enquetes, compreendendo o planejamento e realização de pesquisas quantitativas com entrevistas telefônicas, o planejamento e realização de enquetes interativas, convites e divulgações governamentais através de Unidades de Resposta Audível ou ainda, através de e-mail (...)”. 


A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com a Celepar para esclarecer alguns pontos específicos em relação ao acordo celebrado com o Ibope, e a companhia emitiu uma nota oficial na noite desta quinta-feira (14). Na nota, a Celepar esclarece que a concorrência apontou o Ibope como empresa vencedora, por apresentar menor preço, e que os serviços estão sendo contratados para “aferir a qualidade dos serviços públicos prestados pelo Estado aos cidadãos paranaenses”.

A companhia ainda justifica que “deve prover mecanismos e soluções de monitoramento da qualidade dos serviços públicos prestados” junto ao Programa Estadual de Informações Integradas – Paraná (PEII-PR), o qual tem por objetivo “integrar, organizar, consolidar, disponibilizar dados e qualificar informações estratégicas provenientes dos sistemas aplicativos utilizados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual”.

O comunicado, no entanto, não esclarece se os trabalhos do Ibope serão utilizados para alguma finalidade específica, nem como serão definidas e utilizadas as pesquisas governamentais.

Contrato

A execução do contrato – válido por doze meses, porém passível de prorrogação – foi legitimada por um processo de licitação lançado no início do mês de janeiro deste ano, que previa como vencedora a empresa que apresentasse o menor valor mensal para o lote único dos serviços. 

Conforme documentos da Celepar, apenas duas empresas participaram do pregão: o Ibope e a Audac Serviços Especializados de Cobrança e Atendimento S/A, que apresentou uma proposta final no valor de R$ 258,870 mil por mês (o que, em doze meses, acumularia uma despesa total de aproximadamente R$ 3,106 milhões). O preço oferecido pela empresa vencedora foi de R$ 193 mil mensais, totalizando R$ 2,316 milhões durante um ano. 

Segundo o edital da licitação, a quantia máxima a ser desembolsada pelo estado para o pagamento dos serviços seria de R$ 3, 708 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário