GALILEIA - Ciente de que os dogmas religiosos precisam se adaptar aos novos tempos, Eduardo Cunha prometeu colocar os 10 Mandamentos na pauta do Congresso. "É preciso que as Leis de Deus atendam às demandas da sociedade contemporânea", vaticinou. Erguendo um cajado, profetizou: "A união da Bancada da Bala com a Bancada Evangélica vingará o sangue dos homens de bem que pagam os seus impostos em dia e não sucumbem à pederastia".

Segundo proposta de reforma feita por Cunha, ficam alteradas as redações dos seguintes mandamentos:

1 - AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS

Não se pode amar Deus sem antes construir as condições de governabilidade celestial. Por conseguinte, o primeiro mandamento passa a ser "AMAR O TOMA LÁ DÁ CÁ SOBRE TODAS AS COISAS".

2 - NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO

Ataques a Eduardo Cunha, chamando-o de golpista, não serão tolerados.


3 - GUARDAR OS DOMINGOS

Na Câmara dos Deputados, além do Domingo, serão guardados também a Segunda, a Sexta e o Sábado. As Terças são facultativas.

4 - HONRAR PAI E MÃE

Também serão honrados, se possível com cargos, os primos (de todos os graus), irmãos, cunhados, genros, noras, tios e filhos.

5 - NÃO MATAR

Novo entendimento inclui uso figurado do verbo. Não matar sessões legislativas que dispõem sobre aumento de salários de deputados. Não matar a galinha dos ovos de ouro do presidencialismo de coalizão. Não matar de trabalho a esposa do deputado que conseguiu aquela vaguinha na gráfica do Congresso.

6 - NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE

O mandamento não terá validade dentro dos limites do restaurante Piantella. Demais exceções serão previstas em lei complementar.

7 - NÃO ROUBAR

Fica suprimido o sétimo mandamento

8 - NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO

O julgamento sobre a veracidade do testemunho caberá exclusivamente ao Presidente da Casa. Fica estabelecido que toda delação premiada será considerada falso testemunho.

9 - NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO

Depende de quem é o próximo. Casos específicos serão julgados por uma comissão a ser nomeada pelo Presidente da Casa. Fica estabelecido desde já que cobiçar mulher de Procurador Geral da República ou de Juiz lotado em Curitiba é atividade a ser incentivada.

l0 - NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS

Fica suprimido o décimo mandamento