Páginas

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Mais recursos para Atenção Primária? Não! Apenas mais um factoide do boquirroto golpista



Gente, eu fico impressionado com a cara de pau desse governo. E tão impressionado quanto com gente que, em vez de cobrar e exigir uma boa gestão do SUS, se presta ao papel de claque.

Ontem, aqueles sujeitos acima de qualquer suspeita, Temer e Ricardo Barros, anunciaram 771,2 milhões para a Atenção Básica.

- Ok, isso é aproximadamente 4% do orçamento da Atenção Básica, aquele mesmo que já acumula 20% de perdas comparando 2016 com 2014 e acumulará ainda mais perdas neste ano.

E para que? Sabem? Para pagar equipes, agentes comunitários de saúde, equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, equipes de Saúde Prisional e consultórios na rua.

Uai Hêider, mas isso não é bom? O que você está reclamando?

Ora, posso fazer um testemunho: durante todo o período que fui Diretor Nacional de Atenção Básica (Governo Dilma, de 2011 a 2014) não havia fila para habilitar equipes e repassar os recursos para os municípios. O município implantava uma equipe, cadastrava e recebia o recurso: simples e direto assim.

Agora os municípios contratam os profissionais, assumem os custos sozinhos, esperam meses para que o Ministério pague e, quando paga, não paga desde que o pedido foi feito: paga desde agora, ou seja, os municípios deixam de ter contrapartida em todo o período anterior.

E o Ministério? Economiza meses e, em um ano, em vez de pagar, por exemplo, um ano inteiro, pagará só a partir de agora. Aquilo que deveria estar no orçamento desde o ano passado, só entra a partir de agosto. Estratégia genial para fazer caixa e cortar recursos, mas às custas do orçamento dos municípios e prejudicando a população, porque muitos serviços deixam de funcionar bem, de expandir ou mesmo alguns fecham antes que o MS resolva pagar pela primeira vez o que ele deve há meses.

E tem gente que aplaude... piada de mal gosto não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário