Páginas

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Boas novas!!! Projeto Acervo dos Sanitaristas será lançado este ano



O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, o vice presidente, Willames Freire e o diretor Hisham Hamida visitaram nesta quinta-feira (8) o acervo que está sendo organizado em parceria com o Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB). O lançamento do acervo está previsto ainda para esse semestre.


Iniciado em novembro de 2017, o Acervo dos Sanitaristas tem como objetivo recuperar, organizar e disponibilizar, em repositório digital, acervos doados por grandes nomes do Movimento da Reforma Sanitária brasileira ao NESP. O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/UnB) em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O projeto prevê a recuperação da história dos professores Gilson Carvalho, José Ênio Duarte, Nelson Rodrigues dos Santos, Guido Carvalho, entre outros. A Reforma Sanitária, Atenção Básica, Financiamento da Saúde, Conferências Nacionais de Saúde e relatos de importantes reuniões são temas de muitos documentos doados, dentre eles estão correspondências, ofícios, jornais, revistas, cartas, e anotações pessoais.

Além da recuperação e organização do acervo, também está sendo elaborado um portal onde será possível consultar todo o material digitalizado, tanto por título, assunto, autor ou pesquisa por formato como jornais e revistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário