Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O curitibano é um povo cheio de manias.


O curitibano é um povo cheio de manias. Tomar cafezinho na Boca Maldita e passear pelo calçadão da Rua XV são dois exemplos. Também é comum aqui em Curitiba, morar ao lado de um vizinho durante anos e nunca saber o seu nome, como se dizer "Bom dia" fosse um pecado mortal. Dizem que só descobrimos o nome de um vizinho se a correspondência dele for entregue por engano em nossa casa. Coisa
s do povo da minha cidade amada.

De uns anos para cá, curitibanos sofrem de um mal que vem sendo usado como manipulador de votos: a ideia estúpida de que aqui o PT não se elege. Uma distorção que vem sendo usada pelo bando do Roedor Filho, só para desviar a atenção do fato de que a candidatura deles naufraga sob o peso morto de Requião e Rafael Greca,
caciques que conseguiram encolher a própria legenda por pura incompetência.

Esta PTfobia nada mais é que preconceito. Um atraso que pode ser interpretado como falta de maturidade política e que pode nos custar caro. Parece que nos acomodamos com legendas simples como MDB e ARENA e fechamos os olhos para a abertura que se deu após o fim da ditadura militar. Esquecemos de que hoje vivemos em uma democracia pluripartidária, e que temos por obrigação cívica tentar melhorar nossa administração pública testando novos nomes e novas legendas.

Temos diversos políticos paranaenses ou curitibanos notórios que são petistas. Um deles é ministro das Comunicações e sua esposa, senadora da república, é ministra da Casa Civil da Presidenta Dilma. São do PT os vereadores que mais combateram o escândalo Derosso na Câmara Municipal e o deputado estadual Tadeu Veneri, meu pessoal amigo, é destacado combatente na Assembléia Legislativa do Paraná.

Dá a impressão de que curitibano não é cidadão. É covarde, tem medo. Prefere ser observado como um animal exótico, uma espécie rara que só existe aqui. Mas para sobreviver é preciso evoluir, adaptar-se às mudanças que ocorrem à sua volta mas defendendo seu território de ataques camuflados como "novas ideias". E desde que este mundo foi criado, quem não evolui tem duas saídas: entra em extinção ou é devorado pelos predadores.

Boa noite!

2 comentários:

  1. Sim, mais os escândalos envolvendo o PT, as CPI's que estão acontecendo a maioria envolve o PT. Acho que isso contribui para que a população não vote em um candidato do PT. OBS: Não defendo nenhum candidato, este é o meu ponto de vista.

    Muito bom o Blog.

    ResponderExcluir